Mais do que segredos de culinária, “Juliana” é uma imersão na nossa cultura e identidade. As muitas conversas deram origem a uma Série de oito episódios.

Este é um trabalho sobre oito mulheres portuguesas que, em oito regiões – de norte a sul do país, passando pelas ilhas –, unem os seus à volta de um prato de sopa. A viagem completa deu origem a uma série que desvenda a forma como as diferenças entre regiões se transformam num único padrão alimentar, bem português. Cada uma destas mulheres guarda a essência do que são os saberes e sabores da Dieta Mediterrânica e cada uma é protagonista de um episódio.

Juliana: a Série

Episódio 1

Hermínia (Trás-os-Montes)
Sopa arco-íris? Veja o Episódio 1 da série Juliana e descubra, com Hermínia e a neta, os segredos de uma sopa única.

Episódio 2

Amélia (Minho)
Uma panela de ferro centenária passou de geração em geração, sempre a apurar sabores minhotos.

Episódio 3

Maria Laura (Litoral)
Sopa de peixe para pequenos pescadores. Veja o Episódio 3 da série Juliana e descubra como Maria Laura reúne a família à mesa, à boa maneira da Dieta Mediterrânica.

Episódio 4

Céu (Serra da Estrela)
Fogão de lenha e muita paciência para pelar as castanhas. Uma saborosa tradição da Dieta Mediterrânica que sobrevive nas encostas da Serra da Estrela.

Episódio 5

Eugénia (Madeira)
Eugénia planta os próprios ingredientes numa encosta virada para o mar. Descubra neste episódio como os utiliza na típica sopa de trigo da Madeira.

Episódio 6 (Trailer)

Helena (Açores)
Há uma forma única de cortar o funcho para tornar esta planta selvagem mais saborosa. Conheça os segredos da tradicional sopa de funcho açoriana.

Episódio 7 (Trailer)

Adelina (Alentejo)
Conheça neste episódio uma das mais tradicionais receitas da Dieta Mediterrânica, saboreada ao som da viola campaniça e do cante alentejano.

Episódio 8 (Trailer)

Maria do Rosário (Algarve)
Sabedoria e sabores populares da Dieta Mediterrânica, no coração do Algarve. Uma sopa simples com um ingrediente selvagem: beldroegas.